EDILSON DOS SANTOS VASCONCELOS (EDILSON VASCONCELOS)
PRESENTE
VEREADOR (A)
EDMILSON LEOCADIO SAMPAIO (EDMILSON LEOCÁDIO)
PRESENTE
VEREADOR (A)
JOAO BATISTA VIANA (JOÃO BATISTA)
PRESENTE
VEREADOR (A)
JOSÉ ERASMO RAMOS SOARES (ERASMO SOARES)
PRESENTE
VEREADOR (A)
RENÉ OSTERNO RIOS (RENÉ OSTERNO)
PRESENTE
VEREADOR (A)
RUSEMBERG GOMES GUIMARÃES (BERG GUIMARÃES)
PRESENTE
VEREADOR (A)
SOCORRO OSTERNO NEVES (SOCORRO OSTERNO)
PRESENTE
PRESENTE(S) = 11
AUSENTE(S) = 0
LICENÇA = 0
Mais informações da chamada
Nome: FRANCISCO ROBERIO VASCONCELOS
Cargo: PRESIDENTE
Chamada: PRESENTE
Mais informações da chamada
Nome: INÁ MARIA MACÊDO OSTERNO
Cargo: VICE-PRESIDENTE
Chamada: PRESENTE
Mais informações da chamada
Nome: ANTONIO ADEMAR ALENCAR NETO
Cargo: 1º SECRETÁRIO
Chamada: PRESENTE
Mais informações da chamada
Nome: MANUEL FREDNEY RIOS
Cargo: 2º SECRETÁRIO
Chamada: PRESENTE
Mais informações da chamada
Nome: EDILSON DOS SANTOS VASCONCELOS
Cargo: VEREADOR (A)
Chamada: PRESENTE
Mais informações da chamada
Nome: EDMILSON LEOCADIO SAMPAIO
Cargo: VEREADOR (A)
Chamada: PRESENTE
Mais informações da chamada
Nome: JOAO BATISTA VIANA
Cargo: VEREADOR (A)
Chamada: PRESENTE
Tribuna principal: Enumerando alguns avanços adquiridos em Marco com a Gestão do Senhor Prefeito Roger Neves Aguiar, mencionou melhorias quanto à segurança pública, à iluminação pública, ao transporte escolar e à merenda escolar. Em seguida, lembrou que para a Guarda Municipal, criada em 2009, havia chegado à Câmara proposta de ampliação de seu efetivo em 2016, onde, junto ao Vereador Alencar Neto, havia apoiado tal medida. O Vereador tratou, no momento, da necessidade de entendimento por parte da população quanto às exigências relacionadas à Folha de Pagamento, o que devia ser rigorosamente seguido pelo Senhor Gestor Municipal, onde afirmou que o mesmo atuava segundo o que regiam as leis e que não dever-se-ia procurar pelas melhorias da população somente em épocas de campanha eleitoral, como faziam alguns candidatos, tampouco beneficiar-se do Poder Público, como pôde verificar que havia ocorrido em gestões anteriores. O Vereador Erasmo Soares, solicitando da Presidência espaço para responder às colocações do Vereador João Batista, conforme o Art. 98, a D, do RI, disse que atuava com ética e cumpria devidamente com suas obrigações parlamentares ao defender a coletividade. No momento, propôs-se a capacitar gratuitamente os componentes da Guarda Municipal, caso fosse aceito pelo Município. Prosseguindo, o Excelentíssimo Senhor Presidente, nos termos do art. 86, §º 2º, do RI, concedeu a palavra a Senhora Maria de Lourdes Paz Leme, Diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos e Similares (Privatização dos Correios) e ao Senhor Caio Vitor, Membro da Sociedade Civil (Aumento de efetivos da Guarda Municipal de Marco). Senhora Maria de Lourdes Paz Leme, Diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos e Similares: Informando aos Edis que o Governo do Senhor Presidente Jair Bolsonaro vinha tentando privatizar os Correios, empresa atuante em cinco mil quinhentos e setenta municípios brasileiros, onde citou o Projeto de Lei 149, de 2019, solicitou dos Vereadores subscrição em um abaixo-assinado de repúdio à referida ação, onde, ainda, solicitou da Casa Legislativa a apresentação de Moção de Apoio à empresa quanto à possibilidade de privatização no território nacional. Senhor Caio Vitor, Membro da Sociedade Civil: Solicitou apoio dos Vereadores para com o aumento do efetivo da Guarda Municipal, classificando o problema como o maior motivo da ineficiência na prestação de serviço ostensivo pela instituição.
Mais informações da chamada
Nome: JOSÉ ERASMO RAMOS SOARES
Cargo: VEREADOR (A)
Chamada: PRESENTE
Tribuna principal: De início, reclamou a insuficiência na disponibilização gratuita de medicamentos à população em Marco, ação já autorizada, segundo o Vereador, com custo de cerca de setenta mil reais. O Vereador, então, rogou à Secretaria Municipal de Saúde que disponibilizasse os medicamentos necessários à população, em especial à mais carente, onde mencionou que pacientes do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS estavam necessitando dos mesmos. Em seguida, tratando da segurança pública em Marco, disse que desde o ano de 2015 o Município perdia vidas por conta do alto grau de violência, o que poderia ser amenizado com a devida implantação da Guarda Municipal, com curso de formação, alojamento, plano de cargos e carreiras e, inclusive, a convocação de todo o efetivo, para o qual havia sido sugerida a quantidade de quinze guardas pelo concurso de 2016. Segundo o Vereador, a Guarda Municipal, que poderia ser implantada até o ano de 2020, prazo de validade do concurso público, poderia, ainda, auxiliar a Polícia Militar em sua atuação dado o baixo número de policiais miliares atuantes em Marco. O Vereador Edilson Vasconcelos, em aparte, enfatizou que há muito tempo os Vereadores vinham insistindo na necessidade da implantação devida da Guarda Municipal, afirmando que a mesma tinha, ainda, a atribuição de ajudar a polícia militar quando necessário. O Vereador Alencar Neto, então, sugeriu que o Vereador Erasmo Soares se reunisse com o Senhor Prefeito Municipal, a Secretaria Municipal responsável e os aprovados para o cargo de Guarda Municipal no concurso de 2016 a fim de se chegar a uma conclusão. O Vereador Erasmo Soares, então, disse já ter tomado tais providências, onde solicitou da Secretaria da Casa que recorresse ao setor jurídico da Câmara Municipal para que se pudesse ver a possibilidade de convocação do Senhor Chefe de Gabinete Reubem Mourão para tratar do assunto no Plenário Geraldo Bastos Osterno.
Mais informações da chamada
Nome: RENÉ OSTERNO RIOS
Cargo: VEREADOR (A)
Chamada: PRESENTE
Mais informações da chamada
Nome: RUSEMBERG GOMES GUIMARÃES
Cargo: VEREADOR (A)
Chamada: PRESENTE
Tribuna principal: lembrando que no ano de 2018 havia apresentado Requerimento à Casa solicitando da Prefeitura Municipal a relação de servidores contratados, com homologação do último concurso público realizado e valores de contratação, disse que até o momento não havia sido atendido em seu pedido. Assim, insistiu para que a Administração Municipal respondesse ao então Requerimento. No momento, então, lembrou que o concurso público do ano de 2016, havia apresentado para a Guarda Municipal a quantidade de quinze vagas. Em aparte, o Vereador Alencar Neto lembrou ao Vereador que na Câmara Municipal havia informações concernentes aos concursos públicos já realizados em Marco, devendo, o mesmo, procurar estuda-las. O Vereador Rusemberg Guimarães, então, disse que em breve se dirigiria à Secretaria da Câmara Municipal a fim de ter acesso às devidas informações. Em aparte, a Vereadora Iná Osterno lembrou que nas folhas de pagamento da Prefeitura Municipal havia ampliações de cargas horárias de servidores efetivos, além das oriundas de contratados. Em aparte, o Vereador Edilson Vasconcelos disse que o problema poderia ser resolvido na Câmara Municipal, não havendo a necessidade de haver reunião entre a Administração e os cidadãos aprovados no último concurso público para o cargo de Guarda Municipal, como havia proposto o Vereador Alencar Neto, acrescentando perceber que havia um grupo de pessoas em defesa do Senhor Prefeito Municipal. Também em aparte, o Vereador Erasmo Soares disse concordar com a Vereadora Iná Osterno quanto a haver servidores que constavam no Portal da Transparência como ampliados, ainda que fossem contratados. O Vereador Rusemberg Guimarães, então, mencionou que a Câmara Municipal havia autorizado outrora à Prefeitura a contratação por meio de ampliação por período determinado. O Vereador Alencar Neto, como forma de contestar acusação à sua conduta parlamentar, solicitou da Presidência espaço para responder às colocações do Vereador Edilson Vasconcelos, conforme o Art. 98, a D, do RI, onde reforçou que era atribuição dos Vereadores buscar por meios de solucionar problemas na municipalidade e que não vinha atuando de forma bajuladora para com a Administração Municipal.
Mais informações da chamada
Nome: SOCORRO OSTERNO NEVES
Cargo: VEREADOR (A)
Chamada: PRESENTE
Tribuna principal: lembrou da passagem, no dia 22 de novembro, do aniversário de emancipação política de Marco, tendo ocorrido durante a semana vários eventos na Cidade, como “Marco Gourmet”, evento de divulgação de produtos da agricultura familiar promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e a outorga da Comenda Manuel Jaime Neves Osterno e de Títulos de Cidadãos Honorários pela Câmara Municipal, expedidos com muita sabedoria, em reconhecimento a vários munícipes, onde mencionou o recebimento da Comenda pelo marquense Vilmar Ferreira, empresário de destaque no cenário nacional. Por fim, a Vereadora disse perceber que a Guarda Municipal poderia, em breve, ser definitivamente implantada no Município.
INDICA AO CHEFE DO PODER EXECUTIVO QUE SE DIGNE DE EMPREENDER ESFORÇOS NO SENTIDO DE PROPOR PROJETO DE LEI, VISANDO ISENTAR DA CONTRIBUIÇÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA OS CONTRIBUINTES VINCULADOS ÀS UNIDADES CONSUMIDORAS ENQUADRADAS NA SUBCLASSE RESIDENCIAL BAIXA RENDA.
REQUER AO PODER EXECUTIVO, POR MEIO DA UNIDADE ADMINISTRATIVA COMPETENTE, QUE SE DIGNE DE PROVIDENCIAR A RECUPERAÇÃO DA ESTRADA QUE INTERLIGA AS LOCALIDADES DE CACHOEIRA E LAGOA JOÃO DE SÁ.
REQUER AO PODER EXECUTIVO, POR MEIO DA UNIDADE ADMINISTRATIVA COMPETENTE, QUE SE DIGNE DE PROCEDER À CONVOCAÇÃO DOS APROVADOS NO CONCURSO PARA A GUARDA MUNICIPAL QUE AINDA AGUARDAM O CHAMAMENTO DO PODER PÚBLICO, OU, EM NÃO SENDO VIÁVEL TAL PROVIDÊNCIA, INFORMAR A MOTIVAÇÃO LEGAL PARA NÃO FAZÊ-LO, IN ... Veja mais
INDICA AO CHEFE DO PODER EXECUTIVO QUE SE DIGNE DE CRIAR, VIA LEI FORMAL, UM PROGRAMA DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA PARA A POPULAÇÃO EM RECONHECIDO ESTADO DE EXTREMA POBREZA.
REQUER AO PODER EXECUTIVO QUE SE DIGNE DE ENVIAR À CÂMARA MUNICIPAL DE MARCO, COM A MAIOR BREVIDADE POSSÍVEL, A RELAÇÃO DE TODOS OS APROVADOS NO CONCURSO PÚBLICO REALIZADO NO EXERCÍCIO DE 2016, ASSIM COMO A LISTA DOS CONVOCADOS, INCLUSIVE DECLINANDO OS QUE, APROVADOS DENTRO DAS VAGAS, NÃO FORAM CONV ... Veja mais
REQUER QUE SE DIGNE DE DAR EFETIVIDADE À NORMA ORA MENCIONADA, REGULAMENTANDO-A, SE NECESSÁRIO, E EDITANDO OS ATOS ADMINISTRATIVOS RELACIONADOS AO FUNCIONAMENTO DA GUARDA MUNICIPAL E A CONSEQUENTE INVESTIDURA DOS CANDIDATOS APROVADOS EM CONCURSO PÚBLICO, BEM COMO REQUER A INSTALAÇÃO DE UMA BASE SEDE ... Veja mais
REQUER AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR PREFEITO MUNICIPAL DE MARCO, ROGER NEVES AGUIAR, ATRAVÉS DE SUA SECRETÁRIA DE INFRAESTRUTURA, QUE RECUPERE NA LOCALIDADE DE SANTA ROSA II, MAIS PRECISAMENTE NA VILA ONDE RESIDE A SENHORA CONHECIDA POR DONA SANTA, NESTA URBE, A ILUMINAÇÃO PÚBLICA, NUM TOTAL DE PELO MEN ... Veja mais
PROJETO DE LEI QUE AUTORIZA A PREFEITURA MUNICIPAL DE MARCO A REALIZAR DOAÇÃO DE IMÓVEL PÚBLICO À PARÓQUIA DE SÃO MANUEL DE MARCO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
REQUER AO PODER EXECUTIVO, POR MEIO DA UNIDADE ADMINISTRATIVA COMPETENTE, QUE SE DIGNE DE PROVIDENCIAR A RECUPERAÇÃO DA ESTRADA QUE INTERLIGA AS LOCALIDADES DE CACHOEIRA E LAGOA JOÃO DE SÁ.
REQUER AO PODER EXECUTIVO, POR MEIO DA UNIDADE ADMINISTRATIVA COMPETENTE, QUE SE DIGNE DE PROCEDER À CONVOCAÇÃO DOS APROVADOS NO CONCURSO PARA A GUARDA MUNICIPAL QUE AINDA AGUARDAM O CHAMAMENTO DO PODER PÚBLICO, OU, EM NÃO SENDO VIÁVEL TAL PROVIDÊNCIA, INFORMAR A MOTIVAÇÃO LEGAL PARA NÃO FAZÊ-LO, IN ... Veja mais
REQUER AO PODER EXECUTIVO QUE SE DIGNE DE ENVIAR À CÂMARA MUNICIPAL DE MARCO, COM A MAIOR BREVIDADE POSSÍVEL, A RELAÇÃO DE TODOS OS APROVADOS NO CONCURSO PÚBLICO REALIZADO NO EXERCÍCIO DE 2016, ASSIM COMO A LISTA DOS CONVOCADOS, INCLUSIVE DECLINANDO OS QUE, APROVADOS DENTRO DAS VAGAS, NÃO FORAM CONV ... Veja mais
REQUER QUE SE DIGNE DE DAR EFETIVIDADE À NORMA ORA MENCIONADA, REGULAMENTANDO-A, SE NECESSÁRIO, E EDITANDO OS ATOS ADMINISTRATIVOS RELACIONADOS AO FUNCIONAMENTO DA GUARDA MUNICIPAL E A CONSEQUENTE INVESTIDURA DOS CANDIDATOS APROVADOS EM CONCURSO PÚBLICO, BEM COMO REQUER A INSTALAÇÃO DE UMA BASE SEDE ... Veja mais
REQUER AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR PREFEITO MUNICIPAL DE MARCO, ROGER NEVES AGUIAR, ATRAVÉS DE SUA SECRETÁRIA DE INFRAESTRUTURA, QUE RECUPERE NA LOCALIDADE DE SANTA ROSA II, MAIS PRECISAMENTE NA VILA ONDE RESIDE A SENHORA CONHECIDA POR DONA SANTA, NESTA URBE, A ILUMINAÇÃO PÚBLICA, NUM TOTAL DE PELO MEN ... Veja mais
REGULAMENTAÇÃO DO PROCEDIMENTO DE DAÇÃO EM PAGAMENTO DE BEM IMÓVEIS PARA EXTINÇÃO DE DÉBITOS, DE NATUREZA TRIBUTÁRIA, INSCRITOS EM DÍVIDA ATIVA DO MUNICÍPIO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DA AUTARQUIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO DO MUNICÍPIO DE MARCO E DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE INFRAÇÃO – JARI E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
O Portal do(a) Câmara Municipal de Marco utiliza cookies para melhorar a sua experiência,
de acordo com a nossa Política de Privacidade,
ao continuar navegando, você concorda com estas condições.