Câmara Municipal de Marco presta a última homenagem ao Ex-Vereador José Dete de Souza.

O Ex-Vereador integrou a primeira Câmara Municipal do Município, entre os anos de 1955 e 1959.

#Administração POR MARIA 31 DE MAIO DE 2019
Aos 31 dias do mês de maio, do ano de 2019, no Plenário Geraldo Bastos Osterno, foi realizado o Ato de Solidariedade prestado por ocasião do falecimento do Senhor Ex-Vereador José Dete de Souza, um dos Ex-Vereadores de Marco que haviam integrado a primeira Câmara de Vereadores do Município, no período de 25/03/55 a 25/03/59.

Ao início da solenidade, a Mestre de Cerimônias, Senhorita Maria José Vasconcelos, convidou para comporem a Mesa Diretora as seguintes personalidades: Francisco Robério Vasconcelos, Presidente do Poder Legislativo; Iná Maria Macêdo Osterno, Vice-Presidente do Poder Legislativo; José Leorne Neto, Prefeito Municipal em Exercício. Em seguida,convidou os Senhores Vereadores João Batista Viana, José Erasmo Ramos Soares, René Osterno Rios e Rusemberg Gomes Guimarães a ocuparem seus lugares.

O Excelentíssimo Senhor Presidente abriu o Ato Solene invocando a proteção de Deus e estendendo suas condolências à família enlutada pela perda do ente querido, tendo, a Mestre de Cerimônias,
usado da palavra, onde disse ser com pesar que se registrava o falecimento do Senhor José Dete de Souza, Ex-Vereador desta Casa por quatro legislaturas e o único da Primeira legislatura 1955/1959 que ainda estava em nosso convívio. Assim, destacou que o Senhor José Dete de Souza havia exercido o cargo de Presidente da Mesa Diretora Desta Casa Legislativa nos períodos de 31/01/75 a 31/01/77 e 31/01/81 a 31/01/83, bem como que, sendo filho de Francisco Jovino de Sousa e Maria Abília de Sousa, nascido em Marco, em 23/10/1929, havia contraído matrimônio com a Senhora Maria José de Souza, tendo, dessa respeitosa e fiel união, advindo os nove filhos: Marilene, Silvano, Glaucia, Toinho, Gileno, Expedito, Cláudio, Raimundinho e José. Na oportunidade, mencionou que o mesmo havia cursado a escola básica até a 2ª série do 1º grau, em Tapera Velha, povoado de Marco, tendo passado a desenvolver, na vida adulta, atividades na área da agricultura, passando, seus últimos anos de vida, na condição de aposentado. Assinalou, ainda, seu exemplo de cidadão e homem fiel à crença divina, bem como que o Senhor José Dete de Souza nos deixava, após o cumprimento retilíneo da vida terrena, exemplos perenes de honra e cidadania. Por fim, desejou aos familiares e amigos sinceras condolências. Usou da palavra, em seguida, o Vereador Rusemberg Gomes Guimarães, que, em breves palavras, lembrando momentos em que havia convivido com o Senhor José Dete de Souza, lamentou sua partida. Pronunciou-se, por fim, o Senhor José Leorne Neto, Prefeito Municipal em Exercício, que destacando que o Senhor José Dete de Souza havia composto a primeira Câmara Municipal do Município, lembrou, na oportunidade, que o Município se despedia do único Ex-Vereador da referida legislatura que restava em seu convívio.

Prosseguindo, a Senhorita Mestre de Cerimônias convidou o Excelentíssimo Senhor Presidente do Poder Legislativo, Francisco Robério Vasconcelos, e o Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal em Exercício, José Leorne Neto, para cobrirem o féretro com a Bandeira do Município, tendo, a população presente, ovacionado o ato.

A breve despedida tem um propósito: o início de uma nova missão, desta feita junto ao Pai Misericordioso, que deverá tratar de confortar os corações de todos.
Aos familiares e amigos, nossas sinceras condolências!