Atuou firmemente na vida pública do Município. Foi um dos líderes do movimento para sua emancipação, desligando-o da jurisdição da cidade de Santana do Acaraú, fato histórico concretizado no dia 22 de novembro de 1951. A partir daí ingressou na política, tendo sido o primeiro deputado estadual eleito pelo Município de Marco, pelo qual foi incansável batalhador, na legislatura 1967/1970, pelo partido ARENA - Aliança Renovadora Nacional, atuando nas Comissões Técnicas e apresentando proposições de interesse de seu município e adjacências.
Sua participação política continuou intensa, com envolvimento em eleições como candidato a prefeito, bem como no apoio às candidaturas de seus irmãos, sobrinhos e filhos nos pleitos democráticos dos quais participavam.
Seu pai, João Osterno Silva, foi pai, avô e tio de quase todos os prefeitos que administraram esta cidade, como também é bisavô do atual gestor, Roger Neves Aguiar.
Apaixonado pela atividade rural, homem do campo e defensor da ecologia e da natureza, dedicou-se ao desenvolvimento da tecnologia de extração do pó da cera da carnaúba e às atividades próprias de sua condição de empresário agropecuarista, sem deixar de lado a assistência permanente à população carente de Marco.
Foi agraciado com a Comenda Manuel Jaime Neves Osterno, por iniciativa da Senhora Ex-Vereadora e Ex-Presidente desta Casa Legislativa e sua sobrinha, Antônia Glaucy Osterno Rios, consolidada por meio do Decreto Legislativo Nº 010, de 09 de novembro de 2011, pelos relevantes serviços prestados à comunidade no desenvolvimento socioeconômico e na geração de empregos aos conterrâneos.
Estendemos nossos pêsames a toda a família enlutada, em particular aos Senhores Ex-Prefeito Municipal Jorge Stênio Macêdo Osterno, Ex-Vice-Prefeito José Glaydstone Macêdo Osterno, Ex-Vice-Prefeito e Ex-Vereador Fernando Luiz Macêdo Osterno, filhos, ao Senhor Ex-Deputado Estadual e empresário Francisco Rogério Osterno Aguiar, sobrinho de grande afinidade, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal Roger Neves Aguiar, seu sobrinho-neto, e aos parlamentares desta Casa René Osterno Rios e Iná Maria Macêdo Osterno, sobrinho-neto e sobrinha e nora, respectivamente.
Sabemos que todas as separações são tristes, pois guardam memórias de tempos felizes e nelas moram a saudade.