Matérias Legislativas

 

Moção de Aplauso: 002/2017

Data: 02/03/2017

Resumo

Moção de Aplauso pelo aniversário de cinquenta anos de fundação da E.E.F. Manuel Osterno Silva em Marco

Justificativa

A Escola Manuel Osterno Silva tem participação histórica no contexto social e educacional no Município de Marco. A linha do tempo dessa unidade escolar demonstra o progresso alcançado ao longo de sua caminhada.
No ano de 1966, o saudoso Jaime Neves Osterno, então Prefeito Municipal, construiu a unidade educacional, oriunda do pensamento cultural de quem via na educação a prioridade de uma gestão administrativa. No ano de 1967, datando 02 de março, o Senhor Prefeito Municipal Geraldo Bastos Osterno inaugura a obra gigantesca. A escolhida para administrar esta unidade escolar foi a Senhora Maria do Livramento Rios Osterno. Esta gestão ficou marcada na história da trajetória da escola. Não por ser a primeira, mas ter se tornado a pedra angular para as demais gestões, devendo-se, seu sucesso, ao trabalho de uma equipe de professores eficientes, competentes e compromissados, buscando, trinta e quatro anos atrás, uma escola viva, dinamizadora, com conteúdos científicos acoplados à época e pensamento no futuro do seu alunado. A essa primeira equipe, que são as senhoras professoras Maria de Lourdes Farias, Geralda Magela Rocha Neves e Maria Socorro Silveira Rocha, a escola muito agradece, pelos ensinamentos. Este período durou doze anos.
Após a criação do quadro administrativo, o corpo docente foi modificado. Eis, para conhecimento de todos, os gestores que já fizeram parte da Escola Manuel Osterno Silva:
Profa. Terezinha de Jesus Rocha Neves - período de 1980 a 1981;
Profa. Maria Oneide Rios Sousa - período de 1981 a maio de 1988;
Profa. Maria de Fátima Frederico Osterno - período de Janeiro a Junho de 1989;
Profa. Silvia Helena Sousa Silva - período de agosto de 1989 a 1992;
Profa. Maria Socorro Vasconcelos - período de agosto de 1989 a 1992;
Profa. Tereza Neuma Osterno Coelho - período de 1992 a 1993;
Profa. Margarete Sousa Silveira - período de fevereiro de 2000 a dezembro de 2000;
Profa. Nájla Lisieux Vasconcelos Neves - período de janeiro de 2000 a dezembro de 2008;
Prof. Raimundo Flavio Fonteles - período de janeiro de 2009 a março de 2013;
Prof. Raimundo Flavio Fonteles - período de janeiro de 2009 a março de 2013;
Prof. Raimundo Lucivania Vasconcelos Loiola - período de abril de 2013 a junho de 2015;
Profa. Maria de Fátima Sampaio - período julho de 2015 a março de 2016;
Prof. José Rocicleiton Freitas - período março de 2016 a 12/16; e,
Profa. Juliana Bandeira de Oliveira - período de janeiro de 2017 aos dias atuais.
Todos merecem agradecimentos, por suas batalhas incansáveis e pela disciplina e amor que demonstraram a todos que pela escola passaram ao longo desses anos. Não se pode esquecer, ainda, a equipe pedagógica. Eles, sim, fazem a diferença. É o trabalho que modifica o aluno, ou seja, juntamente com o professor, faz despertar o aluno para sua aprendizagem. A Escola é de todos.
Na data de 10 de março de 1988, o então Prefeito Municipal, Geraldo Bastos Osterno, decreta a criação da instituição: Escola de 1° Grau Municipal, denominada Escola Municipal Manuel Osterno Silva (Decreto 001/88), ao passo que em 06 de maio de 1998, fica decretada a denominação de Escola de Ensino Fundamental Manuel Osterno Silva (Decreto 09/98).
A Escola tem metas audaciosas a serem desenvolvidas durante sua gestão política educacional, tais como estimular bem mais a presença do conselho escolar, para que haja mais envolvimento do mesmo com a comunidade educacional, ampliar técnicas e meios pra desenvolver nos alunos o gosto pela leitura e pela escrita, estimular o envolvimento dos alunos com a escola para, assim, conseguirem um ambiente favorável ao progresso deles, promover gincanas culturais, festivais das datas comemorativas, semana cultural e reunião com os corpos docente e discente e os pais. Dessa forma, tenciona atingir seus objetivos. Com esses dados em mãos, disponibiliza-se a unir suas forças na busca de soluções para assegurar o futuro dos seus alunos.
A instituição de ensino trabalha recursos dentro de uma proposta pedagógica. Tem multimeios modernos e acompanhados por apenas as aulas expositivas, como também as aulas vivas, como dramatizações, gincanas culturais, olimpíadas, momentos interativos e intercâmbio, tornando as aulas enfadonhas em prazerosas.
A E.E.F. Manuel Osterno Silva fica situada a Avenida Prefeito Guido Osterno, no centro da Cidade, e atende a todos os moradores, de todos os bairros e de localidades mais próximas da sede do Município. Os alunos são, em sua maioria, da classe de baixa renda, com pais se destacando em suas profissões como funcionários públicos, pedreiros, agricultores e domésticos, além de autônimos.
Hoje, conta com um número de 555 (quinhentos e cinquenta e cinco) alunos, atendidos por um grupo de 33 (trinta e três) professores, entre atuantes na sala de aula ou no trabalho de apoio pedagógico. A escola é dirigida por 01 (uma) diretora e 02 (duas) coordenadoras pedagógicas, apoiadas por 01 (uma) secretária com 03 (três) auxiliares de secretaria, e tem 15 (quinze) funcionários em sua equipe operacional (01 vigia, 02 porteiras, 04 merendeiras e 08 auxiliares de serviços gerais).
A E.E.F. Manuel Osterno Silva tem credibilidade na comunidade, o que é um diferencial na sua imagem perante a sociedade. Afinal, tem como papel fundamental a conscientização do homem para o exercício perfeito da cidadania e sua qualificação profissional. E, para isso, luta para que seu projeto político pedagógico proponha uma forma de organizar o trabalho pedagógico visando a superação de conflitos e buscando rechaçar as relações competitivas, corporativas e autoritárias; na tentativa de acabar com a rotina do mundo interno da Instituição.
Os seguintes departamentos que funcionam na escola: Direção, Secretaria, Biblioteca, Cantina, Almoxarifado, Sala de vídeo, Coordenação pedagógica, Salas de aula, Sala dos professores, Laboratório de informática, Auditório coberto, Refeitório amplo e coberto, Quadra de esportes, Sala de recursos multifuncionais.
A Escola tem seu órgão de representação comunitária, que é o Conselho Escolar, que, com personalidade jurídica, é um órgão de deliberação coletiva, sem fins lucrativos, com o período de um biênio e vinculado à Secretaria Municipal de Educação.
Todos os segmentos da comunidade, que é composta por alunos, professores, pessoal técnico e administrativo, pais, mães ou responsáveis legais pelos alunos matriculados frequentes, têm representatividade nele, por meio de eleições secretas ou por aclamação.
Por meio da Moção de Aplauso, a Câmara Municipal estará prestando reconhecimento pelos anos de serviço gastos pela Instituição no Município, na formação acadêmica e cidadã dos munícipes.
Estes Vereadores parabenizam a E.E.F. Manuel Osterno Silva, pela passagem do aniversário de cinquenta anos de fundação, solicitando, por meio da presente Moção de Aplauso, que a mesma seja entregue em mãos, a Senhora Diretora da Instituição de Ensino, em Sessão Ordinária da Casa Legislativa.

Uma vez aprovada a matéria, solicitam da Casa que seja dado conhecimento, por meio de Ofício, à diretoria da Escola.

Autor

Nome
ANTÔNIO ADEMAR ALENCAR NETO

Subscritor

Nome
FRANCISCO ROBÉRIO VASCONCELOS
SOCORRO OSTERNO NEVES
INÁ MARIA MACÊDO OSTERNO

Tramitação da matéria

Número da sessão Exercício da sessão Tipo da sessão Data da sessão Expediente Fase Situação
004 2017 Ordinária 07/03/2017 Pequeno Expediente Leitura Em Tramitação
005 2017 Ordinária 13/03/2017 Ordem do dia 1º Turno de Votação Aprovada
Voltar    

Câmara Municipal de Marco

Localização

Rua Rios, S/N
Centro - 62.560-000
Marco - CE
ouvidoria@cmm.ce.gov.br

Redes Sociais