E.E.F. São Francisco recebe Moção de Apaluso, pelos trinta anos de fundação.

Moçãofoi entregue pela Presidência da Casa Legislativa à Diretora Socorro Neide Pereira.

#Administração POR MARIA 14 DE AGOSTO DE 2018
A Câmara Municipal de Marco realizou, nessa segunda-feira, 13 de agosto, em sua 21ª Sessão Ordinária, a entrega da Moção de Aplauso nº 05/2018, de 22 de junho de 2018, de autoria do Exmo. Sr. Presidente, Vereador Antônio Ademar Alencar Neto, e apoio dos Vereadores Francisco Robério Vasconcelos, Socorro Osterno Neves e Iná Maria Macêdo Osterno, à Diretora Socorro Neide Pereira, pelos 30 (trinta) anos de fundação da E.E.F. São Francisco, localizada no Bairro Triângulo de Marco.

A entrega foi feita pelos Senhores Presidente e Vice-Presidente, Vereadores Antônio Ademar Alencar Neto e Francisco Robério Vasconcelos, respectivamente, à Diretora Socorro Neide Pereira, que, em seguida, usou da tribuna agradecer à Casa Legislativa a homenagem.

Os Senhores Vereadores parabenizam a Escola São Francisco, pelos anos de dedicação à formação de indivíduos pela educação básica no seio do Bairro Triângulo de Marco.

Veja um breve histórico da fundação e atuação da instituição de en
sino.
A comunidade de Triângulo de Marco fica localizada a 7km da Sede do Município e surgiu em 1974, com a chegada das pessoas da comunidade de Lagoa de Santa Rosa por conta de uma enchente. Com a chegada dessas pessoas surgiu a necessidade de uma escola. Em 1975, foi construído o Grupo Escolar Ricardo de Souza Neves, com duas salas de aula, que atendia Educação Infantil, 1ª e 2ª séries.

Com o crescimento da comunidade, os pais tinham que mandar os filhos para as localidades mais próximas. Com isso, uma nova escola foi construída e inaugurada em 20 de março de 1988, para atender a população carente da então localidade de Triângulo de Marco, com o nome de Grupo Escolar Geraldo Bastos Osterno, em homenagem ao seu idealizador, que era na época prefeito, e funcionou apenas com a 5ª e a 6ª séries, com 43 alunos, tendo como primeiras professoras: Jaqueline de Fátima Carvalho, Maria José Vasconcelos, Maria Marlene Silveira e Tereza Neuma Osterno Coelho, sob a coordenação da Senhora Maria Elizeide Melo Rios e a supervisão da Senhora Maria do Livramento Rios Osterno (D. Menta).

No ano de 1998, a escola foi reconhecida junto ao Conselho de Educação do Ceará e passou a funcionar até a 8ª série, sob a direção da professora Tereza Neuma Osterno Coelho. Como o padroeiro da capela da comunidade é São Francisco, neste mesmo ano a escola passou a se chamar Escola de Ensino Fundamental São Francisco, na administração do então Secretário de Educação Francisco Vilemar Braga Marinho, na Gestão do Prefeito José William Osterno Aguiar.

No ano de 1999, foi criado o primeiro Conselho Escolar que tinha como presidente o Senhor João Damasceno Silveira. No ano de 2002, com o crescimento da população local e circunvizinhas, a escola ganhou mais duas salas de aula e uma quadra esportiva. Para atender a comunidade, atualmente a escola oferta Ensino Fundamental I e II e EJA - primeiro e segundo segmentos, estando à disposição ainda uma sala de recursos multifuncionais para atender os alunos com necessidades educacionais especiais. A inclusão é especializada e a escola não faz distinção. Todos os alunos são acolhidos com suas especificidades. O respeito às diferenças é a tônica que impera nessa instituição de ensino. Importante ressaltar que os alunos do AEE são atendidos no contra turno, por profissionais especializados, como psicólogo, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo, todos incluídos nas salas regulares. A escola está à disposição da comunidade e desenvolve um trabalho dinâmico e participativo, promovendo incessantemente a valorização da pessoa humana e seu crescimento integral.

A escola trabalha visando aprimorar o ensino-aprendizagem dentro de um ambiente agradável, com a participação profissional docente e atendimento especializado, pretendendo melhorar os índices de desenvolvimento da educação básica, a fim de alcançar a excelência e melhorar a perspectiva de vida de nossos educandos e familiares.

A comunidade escolar está depositando toda sua confiança no trabalho que vem sendo realizado na escola, pois a mesma favorece pleno desenvolvimento e prepara o educando para o exercício da cidadania no mundo globalizado.