logo
 

Projeto de Lei - Executivo: 039/2017

Data: 29/09/2017

Resumo

Dispõe sobre a Instituição do Dia da Gentileza, Cidadania e dá outras providências.

Justificativa

Submete-se à elevada consideração de Vossas Excelências, o Projeto de Lei em anexo, que dispõe sobre a instituição, no dia 13 de novembro, do Dia da Gentiliza e Cidadania.
O Presente Projeto de Lei visa incentivar e implementar a gentileza, que é um modo de agir, um jeito de ser, uma maneira de enxergar o mundo. Ser gentil, portanto, é um atributo muito mais sofisticado e profundo que ser educado ou meramente cumprir regras de etiqueta, porque, embora possamos (e devamos) ser educados, a gentileza é uma característica diretamente relacionada com caráter, valores e ética; sobretudo, tem a ver com o desejo de contribuir para um mundo mais humano e eficiente para todos. Ou seja, para se tornar uma pessoa mais gentil, é preciso que cada um reflita sobre o modo como tem se relacionado consigo mesmo, com as pessoas e com o mundo. (Rosana Braga)
Ser gentil é extremamente benéfico quando se entende que a gentileza abre portas, muda o rumo dos conflitos, facilita negociações, transforma humores, melhora as relações, enfim, propicia inúmeras vantagens tanto na vida de quem é gentil quanto na de quem se permite receber gentilezas.
No ambiente de trabalho, nos espaços sociais, na rede comunitária e escolar cada vez mais se demanda a interação de atores dispostos a solucionar problemas e favorecer as conciliações.
Incentivar, promover e disseminar conteúdos e ações relacionadas à gentileza faz-se importante, inclusive, para melhoria das condições de saúde física, mental, emocional e social das pessoas. Adoecimentos da população como TOC, transtorno bipolar, síndrome do pânico, doenças cardiovasculares e depressão, esta última, considerada pela Organização Mundial da Saúde - OMS, até 2020 a segunda causa de incapacidade de pessoas no mundo tem nascedouro em rotinas incansáveis de trabalho, no isolamento e no enfraquecimento de vínculos familiares e sociais, que dão lugar às mídias e aplicativos, que tornam as relações meramente virtuais e distanciadas.
Assim, trabalhar a temática da gentileza é antes de tudo promover o exercício da cidadania, o resgate das relações interpessoais como o centro do desenvolvimento econômico, sustentável e social da população e das cidades.

Tramitação da matéria

Data Sessão Expediente Fase Situação
09/10/2017 Ordinária: 029/2017 Pequeno Expediente Leitura Em Tramitação
16/10/2017 Ordinária: 030/2017 Ordem do dia Votação Simples Aprovada
Voltar    

Banco de leis

Câmara Municipal de Marco

INSTITUCIONAL

ANTÔNIO ADEMAR ALENCAR NETO

CNPJ: 03.855.618/0001-21

Rua Rios, S/N - Centro

CONTATOS

 (88) 3664-1951

 cmmarcoce@hotmail.com

 De Segunda a Sexta das 08:00hs às 12:00hs e das 14:00hs às 17:00hs

REDE SOCIAL

VÍDEO