Matérias Legislativas

 

Moção de Aplauso: 001/2017

Data: 02/03/2017

Resumo

Moção de Aplauso pela recente nomeação a Pároco da Paróquia de São Manuel do Marco ao Reverendo Padre Raimundo Nonato Timbó de Paiva

Justificativa

Nascido na Fazenda Boa Vista, Hidrolândia-Ceará, em 30 de julho de 1956, Padre Raimundo Nonato Timbó de Paiva é filho de Manoel Alves de Paiva e Balizária Camelo Timbó. Os pais o batizaram em 09 de setembro de 1956, na Paróquia de Santa Quitéria.
Sua formação intelectual teve início na Escola Priscila Maciel de França, onde cursou o “antigo primário”. Estudou também no Ginásio Comercial Professor Evaristo Linhares Lima, em Hidrolândia-Ceará, no Ginásio Municipal de Belford Roxo - Rio de Janeiro, encerrando sua formação no Instituto de Teologia e Pastoral do Ceará - ITEP - em 1989. Pela UECE/UVA, Padre Nonato validou o curso de Filosofia em Licenciatura Plena na cidade de Sobral, em 1995.
Ingressou no Seminário Regional Nordeste I, no dia 08 de fevereiro de 1984. Sendo seminarista da Diocese de Sobral, recebeu o Ministério de Leitor em 1988, o Ministério de Acólito em 1989 e o Rito de Admissão ao Diaconato e ao Presbiterado em 1989. Foi ordenado diácono em 1990 e finalmente presbítero, em 04 de janeiro de 1991, pelo então Bispo de Sobral, D. Walfrido Teixeita Vieira. Sendo padre, foi diretor do ISTEP de Sobral, Reitor do Seminário Diocesano São José de Sobral, foi Vigário Paroquial de Meruoca, Vigário Paroquial da Paróquia Do Patrocínio, Vigário Paroquial de Frecheirinha e Administrador Paroquial das Paróquias de Martinópole e Senador Sá. Foi também Vigário Geral da Diocese de Sobral (1998-2000), Vigário Episcopal da Região Episcopal do Araras (2000). Nos períodos em que o episcopado da Diocese de Sobral ficou vacante, Padre Raimundo Nonato exerceu o cargo de Administrador Diocesano da Diocese de Sobral por duas vezes, função que desempenhou na primeira vez até a nomeação do bispo D. Fernando Saburido, e da segunda vez até a nomeação do Bispo Dom Odelir. Até então, Padre Nonato esteve à frente da Paróquia de São Sebastião do Ipú, cargo que ocupou de 09 de dezembro de 1999 a 20 de fevereiro de 2017.
Seu paroquiato é marcado pela habilidade que possui em conduzir o rebanho de Cristo, destacando-se a construção e reforma de inúmeras capelas, bem como a criação de várias pastorais e grupos paroquiais. Destaca-se também o empenho do infante sacerdote na preparação e criação da área pastoral de Pires Ferreira.
Foi nesse clima de gratidão e admiração pelo zelo apostólico que no dia 23 de fevereiro de 2017, em solene festa, Padre Nonato tomou posse canônica na Paróquia do mártir São Manuel do Marco, realizada pelo Reverendíssimo Bispo Dom Vasconcelos.
Padre Nonato tem como lema sacerdotal: “Rogai ao senhor da messe que envie operários à sua messe!” Mateus 9, 38.
Com a Moção de Aplauso, a Câmara Municipal de Marco estará congratulando-se com a Paróquia de São Manuel do Marco, na pessoa de seu Pároco, Padre Raimundo Nonato Timbó de Paiva, que deverá servir ao povo de Deus que se reúne ao redor do altar para celebrar sua fé nesta comunidade.
Estes Vereadores parabenizam o Reverendo Padre, pela recente nomeação, solicitando, por meio da presente Moção de Aplauso, que a mesma seja entregue em mãos, em Sessão Ordinária da Casa Legislativa.

Uma vez aprovada a matéria, solicitam da Casa que seja dado conhecimento, por meio de Ofício, ao Padre Raimundo Nonato Timbó de Paiva.

Autor

Nome
ANTÔNIO ADEMAR ALENCAR NETO

Subscritor

Nome
FRANCISCO ROBÉRIO VASCONCELOS
SOCORRO OSTERNO NEVES
INÁ MARIA MACÊDO OSTERNO

Tramitação da matéria

Número da sessão Exercício da sessão Tipo da sessão Data da sessão Expediente Fase Situação
004 2017 Ordinária 07/03/2017 Pequeno Expediente Leitura Em Tramitação
005 2017 Ordinária 13/03/2017 Ordem do dia 1º Turno de Votação Aprovada
Voltar    

Câmara Municipal de Marco

Localização

Rua Rios, S/N
Centro - 62.560-000
Marco - CE
ouvidoria@cmm.ce.gov.br

Redes Sociais