logo
 

Moção de Pesar: 003/2017

Data: 01/12/2017
Resumo
Moção de Pesar pelo falecimento de Manuel Otacílio Vasconcelos, ocorrido no dia 25/11/2017, em sua residência, em Marco-Ceará.

Justificativa

No dia 25 de novembro de 2017, tivemos a triste notícia do falecimento de Manuel Otacílio Vasconcelos, conhecido carinhosamente por Del Capoeiro, aos 77 (setenta e sete) anos de idade, deixando a esposa, Senhora Francisca Bernarda, sete filhos, vinte três netos e quatorze bisnetos.

Manuel Otacílio Vasconcel
os nasceu em 14 de agosto de 1940, na Cidade de Marco, filho de João Batista Vasconcelos e Maria da Conceição Vasconcelos, tendo sido o segundo, de cinco filhos do casal. Ainda pequeno, recebeu carinhosamente o apelido de Del. Iniciou sua vida estudantil aos cinco anos de idade no Educandário São Manuel Mater Dei, onde concluiu o 1º grau. Começou muito cedo a trabalhar, deixando um pouco de lado seus estudos. Em 1957, foi morar no Estado de Maranhão, com sua irmã mais velha, Maria José, filha do primeiro casamento de seu pai, João Capoeiro. Lá, trabalhou como servente de pedreiro e como capataz responsável pelo transporte da colheita de arroz. Nas horas vagas, cuidava de uma roleta de jogos, tradição no Estado.
Em 1960, conheceu Francisca Bernarda, cearense da Cidade de Ararendá que morava com a tia no Maranhão, com quem casou-se em 30 de junho de 1961, vindo a ter dez filhos. Em novembro de 1964, Del retornou à Cidade natal, com a esposa e os dois primeiros filhos, Maria Socorro e Marcos Antônio. Em 1965, passou a trabalhar como padeiro nas padarias dos Senhores Raimundo Gifone e Manuel Lourenço. Na mesma década, trabalhou, ainda, como ajudante de caminhão, com o Senhor Chico Coelho. Em 1968, começou a trabalhar com o Senhor Geraldo Bastos Osterno, então Prefeito Municipal, construindo uma história de amizade, lealdade e fidelidade. Del tronou-se seu braço direito. Em 1983, quando o Senhor Geraldo Osterno assumiu o cargo de Prefeito pela segunda vez, Del e a Senhora Marieta Rios assumiram a responsabilidades com o transporte de pacientes a Sobral e Fortaleza. Em 1989, ao final do referido mandato, passou a dedicar-se mais aos serviços particulares do Senhor Geraldo Osterno, como a comercialização de cera de carnaúba e castanha de caju. Em 2001, com o falecimento de Geraldo Bastos Osterno, passou a prestar serviços à família do mesmo, junto à empresa Móveis Osterno, onde trabalhou até o ano de 2015, ao apresentar problemas de saúde.
Em 2006, junto a amigos e ao então Pároco da Paróquia de São Manuel de Marco, Monsenhor Manuel Rômulo Rocha, participou da fundação da Irmandade do Santíssimo Sacramento, tornando-se “Irmão do Santíssimo”, passando a professar mais ativamente sua fé junto à Igreja Católica.
Em 2014 e 2015, com a perda de dois filhos, apresentou problemas de saúde, sendo, então, diagnosticada a doença Alzheimer, que agravou-se no ano de 2017, debilitando-lhe e levando-lhe ao falecimento aos 25 dias do mês de novembro.

Manuel Otacílio, Del Capoeiro, foi um homem que servia a todos os que o procuravam, de boa conduta e vida dedicada ao trabalho, à religião e à família.
Que da decisão desta Câmara Municipal seja oficiada a família, por meio de sua esposa, a Senhora Francisca Bernarda.

Autor

Nome
ANTÔNIO ADEMAR ALENCAR NETO

Subscritor

Nome
FRANCISCO ROBÉRIO VASCONCELOS
SOCORRO OSTERNO NEVES
INÁ MARIA MACÊDO OSTERNO

Destino da matéria

Nome Cargo Órgão
EXCELENTÍSSIMO SENHOR ANTÔNIO ADEMAR ALENCAR NETO PRESIDENTE CÂMARA MUNICIPAL DE MARCO

Tramitação da matéria

Data Sessão Expediente Fase Situação
04/12/2017 Ordinária: 037/2017 Pequeno Expediente Leitura Em Tramitação
Voltar    

Banco de leis

Câmara Municipal de Marco

INSTITUCIONAL

ANTÔNIO ADEMAR ALENCAR NETO

CNPJ: 03.855.618/0001-21

Rua Rios, S/N - Centro

CONTATOS

 (88) 3664-1951

 cmmarcoce@hotmail.com

 De Segunda a Sexta das 08:00hs às 12:00hs e das 14:00hs às 17:00hs

REDE SOCIAL

VÍDEO