logo
 

Moção de Aplauso: 002/2017

Data: 02/03/2017
Resumo
Moção de Aplauso pelo aniversário de cinquenta anos de fundação da E.E.F. Manuel Osterno Silva em Marco

Justificativa

A Escola Manuel Osterno Silva tem participação histórica no contexto social e educacional no Município de Marco. A linha do tempo dessa unidade escolar demonstra o progresso alcançado ao longo de sua caminhada.
No ano de 1966, o saudoso Jaime Neves Osterno, então Prefeito Municipal, construiu a unidade educacional, oriunda do pensamento cultural de quem via na educação a prioridade de uma gestão administrativa. No ano de 1967, datando 02 de março, o Senhor Prefeito Municipal Geraldo Bastos Osterno inaugura a obra gigantesca. A escolhida para administrar esta unidade escolar foi a Senhora Maria do Livramento Rios Osterno. Esta gestão ficou marcada na história da trajetória da escola. Não por ser a primeira, mas ter se tornado a pedra angular para as demais gestões, devendo-se, seu sucesso, ao trabalho de uma equipe de professores eficientes, competentes e compromissados, buscando, trinta e quatro anos atrás, uma escola viva, dinamizadora, com conteúdos científicos acoplados à época e pensamento no futuro do seu alunado. A essa primeira equipe, que são as senhoras professoras Maria de Lourdes Farias, Geralda Magela Rocha Neves e Maria Socorro Silveira Rocha, a escola muito agradece, pelos ensinamentos. Este período durou doze anos.
Após a criação do quadro administrativo, o corpo docente foi modificado. Eis, para conhecimento de todos, os gestores que já fizeram parte da Escola Manuel Osterno Silva:
Profa. Terezinha de Jesus Rocha Neves - período de 1980 a 1981;
Profa. Maria Oneide Rios Sousa - período de 1981 a maio de 1988;
Profa. Maria de Fátima Frederico Osterno - período de Janeiro a Junho de 1989;
Profa. Silvia Helena Sousa Silva - período de agosto de 1989 a 1992;
Profa. Maria Socorro Vasconcelos - período de agosto de 1989 a 1992;
Profa. Tereza Neuma Osterno Coelho - período de 1992 a 1993;
Profa. Margarete Sousa Silveira - período de fevereiro de 2000 a dezembro de 2000;
Profa. Nájla Lisieux Vasconcelos Neves - período de janeiro de 2000 a dezembro de 2008;
Prof. Raimundo Flavio Fonteles - período de janeiro de 2009 a março de 2013;
Prof. Raimundo Flavio Fonteles - período de janeiro de 2009 a março de 2013;
Prof. Raimundo Lucivania Vasconcelos Loiola - período de abril de 2013 a junho de 2015;
Profa. Maria de Fátima Sampaio - período julho de 2015 a março de 2016;
Prof. José Rocicleiton Freitas - período março de 2016 a 12/16; e,
Profa. Juliana Bandeira de Oliveira - período de janeiro de 2017 aos dias atuais.
Todos merecem agradecimentos, por suas batalhas incansáveis e pela disciplina e amor que demonstraram a todos que pela escola passaram ao longo desses anos. Não se pode esquecer, ainda, a equipe pedagógica. Eles, sim, fazem a diferença. É o trabalho que modifica o aluno, ou seja, juntamente com o professor, faz despertar o aluno para sua aprendizagem. A Escola é de todos.
Na data de 10 de março de 1988, o então Prefeito Municipal, Geraldo Bastos Osterno, decreta a criação da instituição: Escola de 1° Grau Municipal, denominada Escola Municipal Manuel Osterno Silva (Decreto 001/88), ao passo que em 06 de maio de 1998, fica decretada a denominação de Escola de Ensino Fundamental Manuel Osterno Silva (Decreto 09/98).
A Escola tem metas audaciosas a serem desenvolvidas durante sua gestão política educacional, tais como estimular bem mais a presença do conselho escolar, para que haja mais envolvimento do mesmo com a comunidade educacional, ampliar técnicas e meios pra desenvolver nos alunos o gosto pela leitura e pela escrita, estimular o envolvimento dos alunos com a escola para, assim, conseguirem um ambiente favorável ao progresso deles, promover gincanas culturais, festivais das datas comemorativas, semana cultural e reunião com os corpos docente e discente e os pais. Dessa forma, tenciona atingir seus objetivos. Com esses dados em mãos, disponibiliza-se a unir suas forças na busca de soluções para assegurar o futuro dos seus alunos.
A instituição de ensino trabalha recursos dentro de uma proposta pedagógica. Tem multimeios modernos e acompanhados por apenas as aulas expositivas, como também as aulas vivas, como dramatizações, gincanas culturais, olimpíadas, momentos interativos e intercâmbio, tornando as aulas enfadonhas em prazerosas.
A E.E.F. Manuel Osterno Silva fica situada a Avenida Prefeito Guido Osterno, no centro da Cidade, e atende a todos os moradores, de todos os bairros e de localidades mais próximas da sede do Município. Os alunos são, em sua maioria, da classe de baixa renda, com pais se destacando em suas profissões como funcionários públicos, pedreiros, agricultores e domésticos, além de autônimos.
Hoje, conta com um número de 555 (quinhentos e cinquenta e cinco) alunos, atendidos por um grupo de 33 (trinta e três) professores, entre atuantes na sala de aula ou no trabalho de apoio pedagógico. A escola é dirigida por 01 (uma) diretora e 02 (duas) coordenadoras pedagógicas, apoiadas por 01 (uma) secretária com 03 (três) auxiliares de secretaria, e tem 15 (quinze) funcionários em sua equipe operacional (01 vigia, 02 porteiras, 04 merendeiras e 08 auxiliares de serviços gerais).
A E.E.F. Manuel Osterno Silva tem credibilidade na comunidade, o que é um diferencial na sua imagem perante a sociedade. Afinal, tem como papel fundamental a conscientização do homem para o exercício perfeito da cidadania e sua qualificação profissional. E, para isso, luta para que seu projeto político pedagógico proponha uma forma de organizar o trabalho pedagógico visando a superação de conflitos e buscando rechaçar as relações competitivas, corporativas e autoritárias; na tentativa de acabar com a rotina do mundo interno da Instituição.
Os seguintes departamentos que funcionam na escola: Direção, Secretaria, Biblioteca, Cantina, Almoxarifado, Sala de vídeo, Coordenação pedagógica, Salas de aula, Sala dos professores, Laboratório de informática, Auditório coberto, Refeitório amplo e coberto, Quadra de esportes, Sala de recursos multifuncionais.
A Escola tem seu órgão de representação comunitária, que é o Conselho Escolar, que, com personalidade jurídica, é um órgão de deliberação coletiva, sem fins lucrativos, com o período de um biênio e vinculado à Secretaria Municipal de Educação.
Todos os segmentos da comunidade, que é composta por alunos, professores, pessoal técnico e administrativo, pais, mães ou responsáveis legais pelos alunos matriculados frequentes, têm representatividade nele, por meio de eleições secretas ou por aclamação.
Por meio da Moção de Aplauso, a Câmara Municipal estará prestando reconhecimento pelos anos de serviço gastos pela Instituição no Município, na formação acadêmica e cidadã dos munícipes.
Estes Vereadores parabenizam a E.E.F. Manuel Osterno Silva, pela passagem do aniversário de cinquenta anos de fundação, solicitando, por meio da presente Moção de Aplauso, que a mesma seja entregue em mãos, a Senhora Diretora da Instituição de Ensino, em Sessão Ordinária da Casa Legislativa.

Uma vez aprovada a matéria, solicitam da Casa que seja dado conhecimento, por meio de Ofício, à diretoria da Escola.

Autor

Nome
ANTÔNIO ADEMAR ALENCAR NETO

Subscritor

Nome
FRANCISCO ROBÉRIO VASCONCELOS
SOCORRO OSTERNO NEVES
INÁ MARIA MACÊDO OSTERNO

Tramitação da matéria

Data Sessão Expediente Fase Situação
07/03/2017 Ordinária: 004/2017 Pequeno Expediente Leitura Em Tramitação
13/03/2017 Ordinária: 005/2017 Ordem do dia 1º Turno de Votação Aprovada
Voltar    

Banco de leis

Câmara Municipal de Marco

INSTITUCIONAL

ANTÔNIO ADEMAR ALENCAR NETO

CNPJ: 03.855.618/0001-21

Rua Rios, S/N - Centro

CONTATOS

 (88) 3664-1951

 cmmarcoce@hotmail.com

 De Segunda a Sexta das 08:00hs às 12:00hs e das 14:00hs às 17:00hs

REDE SOCIAL

VÍDEO