Câmara Municipal de Marco presta homenagem fúnebre ao Ex-Deputado Estadual e líder político do Município de Marco e da região norte do Estado, Francisco Neves Osterno (Toba Osterno).

img
#marco 16 DE MARÇO DE 2017
A Câmara Municipal de Marco recebeu e acolheu em suas dependências a última visita do corpo material do Senhor Francisco Neves Osterno, conhecido popularmente por Toba Osterno, na manhã do dia 15 de março de 2017.
Falecido no dia 14 de março de 2017, cidadão de Marco, como agropecuarista, fundou a empresa CAJUNORTE, na cidade de Marco, uma das principais em seu ramo, desenvolvendo alta tecnologia.
Atuou firmemente na vida pública do Município. Foi um dos líderes do movimento para sua emancipação, desligando-o da jurisdição da cidade de Santana do Acaraú, fato histórico concretizado no dia 22 de novembro de 1951. A partir daí ingressou na política, tendo sido o primeiro deputado estadual eleito pelo Município de Marco, pelo qual foi incansável batalhador, na legislatura 1967/1970, pelo partido ARENA - Aliança Renovadora Nacional, atuando nas Comissões Técnicas e apresentando proposições de interesse de seu município e adjacências.
Sua participação política continuou intensa, com envolvimento em eleições como candidato a prefeito, bem como no apoio às candidaturas de seus irmãos, sobrinhos e filhos nos pleitos democráticos dos quais participavam.
Seu pai, João Osterno Silva, foi pai, avô e tio de quase todos os prefeitos que administraram esta cidade, como também é bisavô do atual gestor, Roger Neves Aguiar.
Apaixonado pela atividade rural, homem do campo e defensor da ecologia e da natureza, dedicou-se ao desenvolvimento da tecnologia de extração do pó da cera da carnaúba e às atividades próprias de sua condição de empresário agropecuarista, sem deixar de lado a assistência permanente à população carente de Marco.
Foi agraciado com a Comenda Manuel Jaime Neves Osterno, por iniciativa da Senhora Ex-Vereadora e Ex-Presidente desta Casa Legislativa e sua sobrinha, Antônia Glaucy Osterno Rios, consolidada por meio do Decreto Legislativo Nº 010, de 09 de novembro de 2011, pelos relevantes serviços prestados à comunidade no desenvolvimento socioeconômico e na geração de empregos aos conterrâneos.
Estendemos nossos pêsames a toda a família enlutada, em particular aos Senhores Ex-Prefeito Municipal Jorge Stênio Macêdo Osterno, Ex-Vice-Prefeito José Glaydstone Macêdo Osterno, Ex-Vice-Prefeito e Ex-Vereador Fernando Luiz Macêdo Osterno, filhos, ao Senhor Ex-Deputado Estadual e empresário Francisco Rogério Osterno Aguiar, sobrinho de grande afinidade, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal Roger Neves Aguiar, seu sobrinho-neto, e aos parlamentares desta Casa René Osterno Rios e Iná Maria Macêdo Osterno, sobrinho-neto e sobrinha e nora, respectivamente.
Sabemos que todas as separações são tristes, pois guardam memórias de tempos felizes e nelas moram a saudade.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito